top of page

Artigo

Foto do escritorAna Rosa

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL EM TEMPOS DE PANDEMIA:

Atualizado: 20 de abr. de 2022

Começo nossa reflexão relembrando o refrão do belo samba “O Amanhã”. “Como será o amanhã? Responda quem puder...” Diariamente somos bombardeados com notícias que disparam emoções de medo, raiva, tristeza e sentimentos que talvez nunca tínhamos vivenciado. As reações emocionais são as mais diversas, pois cada indivíduo irá manifestá-las de acordo com suas fragilidades e fortalezas advindas de sua história pessoal. Então, como manter a calma diante de tantas incertezas? Insegurança financeira, riscos de saúde, solidão...

Daniel Goleman, pai da Inteligência Emocional, nos aponta o caminho afirmando que a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e gerenciar as emoções dentro de nós garante sucesso no enfrentamento de situações desafiadoras ao possibilitar o desenvolvimento do autocontrole, da automotivação, da empatia e da manutenção de relacionamentos saudáveis.

A inteligência emocional pode e deve ser desenvolvida ao longo de nossas vidas – não tem idade para começar. Ela é como uma musculatura que precisa ser exercitada! “Bora” treinar? OBSERVE SEUS PENSAMENTOS: Quais tipos de pensamentos você cultiva? Eles te limitam ou fortalecem? Você sabia que desgastes físicos e mentais estão diretamente relacionados ao que pensamos? O pensamento cria a realidade que procuramos!

MUDE O FOCO: Manter uma postura de otimismo e aprendizado diante das situações da vida tem um impacto enorme em seus relacionamentos, em sua produtividade, em seu estado de humor e em sua saúde. É verdade que não podemos evitar o abalo emocional, mas o que fazemos com o que sentimos é que faz toda a diferença.

VIVA O PRESENTE: Nele estão as infinitas possibilidades de ação. Atue no que está sob seu controle e desapegue do que está fora do seu controle, livrando-se das preocupações e da ansiedade. Ocupe-se com suas próprias atitudes: resolva suas pendências, reavive seus objetivos e realize todo o bem que estiver ao seu alcance. Enfim, faça o seu melhor e como diz uma grande amiga minha: - “Confie, o seu melhor é o suficiente!”

CUIDE DA CASA MENTAL: Escolha leituras, vídeos, filmes, histórias e atividades que te motivem a olhar para dentro de si e desenvolver suas potencialidades estendendo ao próximo todo o bem que conquistar. Conecte-se a pessoas e grupos que te fortaleçam e renove seu entusiasmo pela vida. Comece agora!


* LÍSIAN FISCHER GASPARI :

Pedagoga, Psicopedagoga

TERAPEUTA: Master Trainer em Programação Neurolinguística - PNL

PNL para Pais, Filhos e Adolescentes

Idealizadora do Programa Florescer – Inteligência Emocional para Crianças e Adolescentes.




27 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page